Download
Perfil Urbano Santa Cruz
Share
Number of pages
39
Publication date
2013
Publisher
UN-Habitat

República de Cabo Verde: Perfil Urbano da Cidade De Pedra Badejo

O estudo que ora se apresenta retrata o Perfil Urbano da Cidade de Pedra Badejo e tem como finalidade contribuir para a promoção de políticas de desenvolvimento urbano, permitindo que os residentes da urbe possam viver num ambiente urbano devidamente planeado, organizado e gerível. A então Vila de Pedra Badejo, sede do Concelho, agora Cidade, fica situada na Ilha de Santiago, mais concretamente no Concelho de Santa Cruz.

Ela nasceu como o resultado de um processo progessivo de fixação de pessoas de forma espontânea, atraídas pelo mar e vales férteis para a agricultura. Assim, começou a construção das primeiras casas que depois acabaram por ganhar corpo de Vila, fruto de actividades como a pesca, o pequeno comércio, a agricultura e as dinâmicas desenvolvidas até ao momento.

A partir da década de 90 surgiram as primeiras preocupações no sentido de planificar o crescimento e desenvolvimento urbanos. Desenvolveram-se alguns planos de desenvolvimento urbano, e hoje está-se perante o Plano do Desenvolvimento Municipal (PDM) do Concelho.